quinta-feira, 22 de março de 2012



Mantega: cuidado com câmbio e queda de juros 

Dilma Rousseff reuniu-se nesta quinta (22) com 28 empresários. Gente da indústria, do varejo e do setor bancário. Conversaram por mais de três horas. A presidente falou e ouviu. Tomou nota do que lhe disseram.
Terminada a reunião, o ministro Guido Mantega (Fazenda) veio aos refletores para repisarparte do que disse a portas fechadas: o governo continuará promovendo intervenções no câmbio e passando a faca nos juros.
Quanto ao câmbio –o dólar hoje encontra-se na casa de R$ 1,82—, o ministro declarou o óbvio: “O real não pode se valorizar, senão as mercadorias brasileiras ficam mais caras…O governo tranquilizou os empresários porque continuaremos a fazer políticas de intervenção no câmbio. Isso é um compromisso do governo.”
Luiza Trajano, do Magazine Luíza, contou que, durante a conversa, Dilma disse à nata do empresariado que vai cuidar da indústria. Como assim? “Não vai proteger, mas vai defender a indústria brasileira”, explicou, sem dar detalhes.
O governo prepara a desoneração da folha salarial de alguns setores da economia. Coisa a ser anunciada na semana que vem, na volta de Dilma da viagem que fará à Índia, informou Paulo Skaf, o sem-indústria que preside a Fiesp.
O encontro ocorreu nas pegadas da divulgação do PIB miúda de 2011: constrangedores 2,7%. Dilma tenta reanimar o baronato empresarial a retomar os investimentos. Na saída do encontro, os convidados da presidente soaram otimistas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial