segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Presidente mundial do Carrefour está no Brasil (Postado por Erick Oliveira)

Lars Olofsson chegou ao Brasil na manhã desta segunda-feira (15) para tranquilizar os funcionários do Carrefour. Desde o anúncio da possível fusão com Pão de Açúcar, há dois meses – que praticamente se desfez com a saída do BNDES do acordo –, e os rumores de uma possível venda da operação brasileira para o Wal-Mart,  o quadro de diretores da empresa vive um clima de forte insegurança.
Segundo relato de pessoas próximas à diretoria-geral do Carrefour no Brasil, Olofsson, sueco que comanda a empresa desde 2009,  vem dizer aos brasileiros que o grupo não está à venda e que o país é estratégico para o negócio dar certo.
O Carrefour no Brasil vem passando por uma reestruturação há dois anos, sob o comando de Luiz Fazzio. O executivo trocou a maioria quase absoluta da diretoria executiva que estava na empresa com o ex-dirigente, Jean-Marc Pueyo. Fazzio é conhecido por sua aversão à imprensa e tem se recusado a dar qualquer declaração sobre a situação da empresa no Brasil.
A reestruturação provocou muitas demissões e redução de quadros. Mas, segundo fontes, muitas cadeiras de diretoria de segunda linha continuam vazias porque não está fácil encontrar quem queira trabalhar na empresa. O motivo é a insegurança com o futuro do Carrefour no país.
Essa insegurança vem sendo alimentada pela falta de comunicação dentro do próprio grupo. Lars Olofsson estava de viagem marcada para o Brasil há dois meses, mas acabou desistindo quando o acordo de fusão com Pão de Açúcar ganhou repercussão muito negativa em função da participação do BNDES no processo, com investimento de mais de R$ 4 bilhões.
A assessoria de imprensa de Olofsson nega que ele terá qualquer encontro com Abilio Diniz ou alguém ligado ao acordo de fusão com grupo brasileiro. Lars Olofsson fica no Brasil dois dias e volta para a França, onde ainda tem o enorme desafio de manter o Carrefour operando acima do vermelho.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial